COMPROMISSO 100% CULTIVO SUSTENTÁVEL
Atualmente a fabrica de cafés da Nestlé Portugal localizada no Porto, já garante mais de 89% da produção do café das suas marcas através de cultivo sustentável (depois de ter terminado ano de 2019 em 77%).
Esta fábrica que produz os lotes de café BUONDI da Nestlé Professional reforça agora o seu compromisso para alcançar uma produção com cultivo 100% proveniente de origens responsáveis até 2022.
Para obter esta classificação é necessário garantir condições que assentam em dimensões económicas, sociais e ambientais - que protegem não só o planeta e o ambiente, mas também as comunidades de produtores de café. Isso inclui assegurar a rastreabilidade dos grãos de café até ao produtor, utilizar práticas de agricultura que protejam o solo e que utilizem recursos naturais de forma eficiente, não contribuindo para a desflorestação e fomentando a biodiversidade. Para além disso, importa também garantir formação de qualidade aos agricultores e produtores - por forma a melhorar a produtividade e rentabilidade das plantações, e as suas condições de trabalho e de vida.
Todos estes critérios são reconhecidos por entidades externas e validados por organizações independentes, como a 4C Services e/ou a Rainforest Alliance, que trabalham em conjunto com auditores locais credenciados para avaliar as práticas de acordo com as normas estabelecidas.
Os critérios 4C – Associação do Código Comum para a Comunidade do Café – asseguram que o cultivo de café não contribui para a desflorestação e perda de biodiversidade; que são utilizadas boas práticas de agricultura e proteção do solo, água e ar durante a produção de café; que os direitos humanos e de trabalho são respeitados; e que os agricultores possuem formação adequada.
