ARÁBIA: O BERÇO DO CAFÉ
Não se sabe ao certo nem quando nem onde o café foi bebido pela primeira vez. No entanto, historiadores acreditam que o fabrico de café começou por volta do século XV, no Iémen, antes conhecido por Arábia. Naquele tempo, a Arábia era um dos lugares mais movimentados do mundo e foi através do seu porto principal, Moca, que o café iniciou a sua rota. Tal como o chá era uma riqueza muito bem guardada pelos Chineses, também os Árabes resguardavam este ingrediente, apenas permitindo exportar café da Arábia na forma de grãos, sem casca e torrado.
O INÍCIO DE UMA LONGA VIAGEM
No final do século XV, negociantes e peregrinos levaram o café para Meca e foi aí que se estabeleceram as primeiras casas de café, conhecidas por Kaven Kanes. O sucesso de café como bebida chegou rapidamente a Aden, Medina e Cairo, e depois a todo o mundo islâmico. Entretanto, o café foi levado para Constantinopla (hoje Istambul) por Salim, depois da Conquista do Egipto. De lá, o hábito de beber café espalhou-se por toda aquela região, tendo chegado a Damasco em 1530.
O CAFÉ CHEGA À EUROPA
Foi apenas em 1615 que o café chegou à Europa, trazido pelas mãos dos negociantes venezianos. O chá já havia chegado em 1610, e o chocolate muitos anos antes, em 1528. Em meados do século XVII, franceses, italianos, ingleses, portugueses e, principalmente, holandeses, disputavam entre si a introdução da planta do café nas suas colónias de Além-Mar. Os holandeses foram pioneiros e iniciaram o cultivo de café no Sri Lanka, com plantas de café trazidas via Moca.
O CAFÉ CHEGA À AMÉRICA
Mas foi apenas em 1718 que os holandeses levaram plantas de café para o Suriname, no nordeste da América do Sul. Logo se seguiram plantações de café no Pará (Brasil), em 1727, com plantas vindas da Guiana Francesa. A seguir, os portugueses iniciaram plantações no Rio de Janeiro, com plantas de Goa, tendo-se seguido S. Paulo. Em 1730, os ingleses introduziram o café na Jamaica. Depois, entre 1750 e 1790, o café foi plantado nas colónias espanholas, começando pela Guatemala, depois Cuba, Costa Rica, Colômbia e México. O café chegou ao Havai em 1825, com plantas vindas do Rio de Janeiro.
O CAFÉ ESPALHA-SE PELO MUNDO
A partir de meados do século XIX começaram a explorar-se plantações de café nas colónias da África Tropical: Costa do Marfim, Angola, Uganda e Quénia. Para fechar o ciclo, por volta de 1890 os franceses estabeleceram plantações no Vietname e os ingleses na Austrália. No início do século XX, aquele segredo tão bem guardado pelos Árabes já estava espalhado por todo o mundo.
O 4º PRODUTO MAIS VENDIDO NO MUNDO
O café, esta bebida tradicional com pouco mais de 400 anos, é hoje o quarto produto mais vendido no mundo, sendo apenas superado pelos cereais, petróleo e aço.