Bolívia
Na Bolívia, era costume plantarem-se os pés de café para servirem de decoração floral. A produção comercial só começou em força em 1950. Cultivado a uma altitude entre os 180 e os 670 metros acima do nível do mar, o café deste país é marcado por um sabor amargo.

GRANDE SALINA DE UYUNI

VALE DA LUA

LAGO TITICACA

Se quer ir visitar a Bolívia, escolha o verão e aproveite para conhecer a maior planície de sal do mundo — a Grande Salina de Uyuni — resultado da seca de um enorme lago pré-histórico. As Lagoas Coloridas e os seus flamingos, e a Ilha do Pescado, povoada por catos milenares com até 10 metros de altura são locais de visita obrigatória.

Se não tem medo de alturas, viaje até à Lua sem sair da Terra visitando o Vale da Lua e aprecie as suas incríveis formações rochosas, a cerca de 10 km de La Paz. Leve um bom calçado de caminhada e uma máquina fotográfica e evite ir em dias de chuva.

Explore ainda o Lago Titicaca, o maior lago da América do Sul, a partir da cidade de Copacabana e não perca a vista única que o topo do Monte Calvário tem para o pôr do sol sobre este imenso espelho de água. Apanhe o barco para a Ilha do Sol, e percorra o trilho da ilha enquanto conhece a cultura local do povo indígena e se deixa maravilhar com as suas praias.

O QUE LEVAR

Termine a Rota do Altiplano Boliviano com uma visita ao Parque Nacional Sajama, e suba ao vulcão Sajama Nevado enquanto aprecia a paisagem da Floresta de Queñua. Conheça ainda os gêiseres, as lagoas e as fontes termais, a flora andina, animais como Vicunhas, Lhamas e Alpacas, e vestígios da cultura antiga do povo Aymara como as “chullpas”.

Roupas muito quentes
Máquina fotográfica
Óculos escuros
Coelho estufado com café SICAL
Muito saborosa, esta receita traz-nos os sabores do campo.

Tempo médio 45 minutos
Dificuldade Fácil
4 pessoas