Honduras
O cultivo do café em Honduras começou na primeira década do século XIX. Naquela época, o café produzido era destinado ao autoconsumo, apesar de os hondurenhos conhecerem o grande potencial do seu café aromático e, acima de tudo, a possibilidade de torná-lo facilmente um produto de exportação. No entanto, durante décadas, continuou sendo uma cultura fundamentalmente familiar, da qual apenas uma pequena parte da produção estava destinada à venda. Mas o destino estava traçado e a qualidade do café hondurenho é conhecida e provada em todo mundo. Copán, Opalaca, Montecillos, Comayagua, El Paraíso, Agalta são as regiões produtoras de um café arábica floral, notas de caramelo e com uma ponderada intensidade. Uma micro-região a destacar é a Santa Bárbara, casa de uma origem selecionada Sical, que nos últimos anos marca uma forte presença no prémio nacional Cup of Excellence.

TEGUCIGALPA

RUÍNAS DE COPÁN

ROATÁN

As desconhecidas Honduras são um fascinante destino de viagem. A sua história dá o mote. A fantástica civilização Maia, que revela em vários monumentos o quanto era evoluída na arquitetura, astronomia, matemáticas e artes. Isso é bem visível nas Ruínas de Copán, um dos mais importantes complexos arqueológicos da civilização Maia, comparável a Chinzen Itza, no México. Um monumento a visitar, pois as ruínas estão muito bem conservadas.
 
A caótica capital Tegucigalpa merece uma curta estadia. Aí, pode sentir a presença histórica da arquitectura espanhola. Não deve perder a Catedral de Tegucigalpa, com a sua decoração surpreendente. Se é apreciador de arte barroca desloque-se a norte da capital e visite Catedral da cidade de Comayagua, um dos expoentes máximos deste género artístico no continente americano.
 
A antiga capital do Império espanhol na América do Sul, Gracias, é uma cidade com o maior valor histórico das Honduras. Conta com edifícios de arquitetura colonial e um forte que permite ter uma visão de 360º sobre a cidade e a área circundante. Nos arredores da cidade podemos tomar banho nas águas quentes das piscinas termais no complexo natural Águas Termales Presidente.
 
A cidade mais turística das Honduras é La Ceiba. Situada na costa do Mar das Caraíbas, oferece bonitas praias de um azul único, atividades turísticas, vida noturna e muitos parques na zona envolvente da cidade. 
 
A fechar esta viagem pelas Honduras dois monumentos à natureza: Roatán, um paraíso para quem gosta de mergulhar num mar repleto de maravilhosas surpresas, e a imperdível selva no Parque Natural de Moskitia, um local totalmente isolado do mundo e onde habitam espécies raras ou em vias de extinção como os jaguares, as antas ou o peixe-boi.

O QUE LEVAR
Roupa leve e fresca
Calçado ligeiro e de trekking
Vacinas em dia
Repelente de insetos
Protetor Solar
Boné ou chapéu
Máquina fotográfica
Bicolor de café SICAL
Este semifrio é uma verdadeira delícia!

Tempo médio 45 minutos
Dificuldade Fácil
10 pessoas