Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pacotes de açúcar
Por caminhos que são nossos

TOFA vive dos bairros, das ruas, das conversas de café, da cultura local.
Conheça os nossos passeios e venha viver as emoções da cidade com esta coleção de pacotes de açúcar.

Do Martim Moniz ao Campo de Ourique
Meio de Transporte: Elétrico

Viajar no Elétrico 28 é viajar num dos maiores ícones da cidade de Lisboa e de simultaneamente, ter a oportunidade de passar por vários dos ex-líbris da cidade, num percurso que tem como ponto de partida o Martim Moniz e que termina em Campo de Ourique - duas zonas emblemáticas e bem-conhecidas da cidade de Lisboa -. O percurso tradicional do elétrico 28 irá também levá-lo por outro que é também um dos principais bairros Lisboetas: o Bairro da Graça.

No decurso deste caminho oportunidades não irão faltar para se deliciar com as vistas, de por entre as quais é de referir a do Miradouro de Santa Luzia. Outro ponto também incontornável é a Santa Sé de Lisboa – edifício gótico de características únicas a nível europeu -. Alternativamente poderá optar por dar um saltinho ao Chiado para fazer algumas compras, ou de descobrir a Basílica e o Jardim da Estrela, fechando assim experiência verdadeiramente completa e tipicamente Lisboeta, com acesso a algumas das pérolas arquitetónicas e históricas da cidade, à boleia de um Elétrico com muita história!

O percurso do Elétrico 28: https://www.carris.pt/viaje/carreiras/28e-martim-moniz-prazeres/

Apetece-lhe um “TOFA”?

Restaurante “Casa das Bifanas” - Praça da Figueira 7A, 1100-240 Lisboa
Restaurante “Parreirinha do Duque” - Rua do Duque 6, 1200-092 Lisboa
Pastelaria “Orion” - Calçada do combro. Um, 1200-110 Lisboa
Pastelaria “Alva” - Rua Poiais de São Bento 86, 1200-109 Lisboa
Pastelaria “O Meu Café” - Rua Infantaria 16 62, 1350-169 Lisboa

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Martim Moniz ao Campo de Ourique
Do Castelo dos Mouros à Quinta da Regaleira
Meios de Transporte: Comboio e a pé

Sintra: uma simpática vila e cidade situada nos arredores de Lisboa, e que é também o local perfeito para uma fuga à agitação da cidade. A forma mais rápida e eficaz de lá chegar? Apanhando o comboio no Rossio ou no Oriente, numa viagem emblemática com cerca de 45 minutos.

Ao chegar ao centro da vila, irá encontrar uma série de placas que identificam o caminho a percorrer até ao Castelo dos Mouros: um dos seus monumentos mais importantes e emblemáticos e que se situa a 450 metros de altura – pelo que se deverá preparar para uma boa subida! -. Á chegada, terá a oportunidade de caminhar por muralhas, subir torres, visitar sítios arqueológicos e de experienciar aquela que é uma das melhores vistas de Portugal.

A próxima paragem incontornável é pelo icónico Palácio da Pena: uma das Sete Maravilhas de Portugal e de peso enorme para a história de Sintra, um edifício inconfundível pelos seus tons vívidos de amarelo, vermelho e lavanda! 

Para terminar o seu passeio, visite a Quinta da Regaleira: um verdadeiro tesouro histórico de cariz enigmático, e envolvido por uma vasta e luxuriosa paisagem natural, que é algo a decididamente não perder. Uma experiência cheia de magia, mistério e aventura onde a natureza e o Homem se conjugam em perfeita simbiose.

Comprar bilhete | Castelo dos Mouros e Palácio da Pena (https://bilheteira.parquesdesintra.pt/home?_ga=2.173597219.1087798161.1649326936-273830700.1649326936)

Apetece-lhe um “TOFA”?

Pastelaria “Gregório” - Avenida Dom Francisco de Almeida 35, 2710-562 Sintra

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Castelo dos Mouros à Quinta da Regaleira
Da Graça a Alfama
Meios de transporte: Elétrico e a pé

A Graça oferece uma oportunidade única de ter acesso a uma vista arrebatadora do Castelo sobre a cidade de Lisboa, e de viver a essência bairrista - visitando Alfama -. A viagem começa ao apanhar o Elétrico 12 na praça da Figueira - junto ao Rossio -, num trajeto que passa pela parte histórica de lisboa, e desce até ao Largo das Portas do Sol.

A poucos metros – ou cerca de cinco minutos a pé -, irá encontrar a entrada para o Castelo de São Jorge na Rua de Santa Cruz. Situado na colina mais alta da cidade, é um dos monumentos mais antigos da cidade, e de extrema importância para a história do país. Construído em meados do século XI, a fortificação preserva onze torres e apresenta alguns elementos arquitetónicos característicos das fortificações militares da época islâmica.

Depois de ver o Castelo, pare no Miradouro de Santa Luzia e aproveite para desfrutar a magnífica vista sobre a cidade. Deixe-se perder nas ruas estreitas até Alfama, por entre as becos, ruelas, comércio local e conversas de vizinhos. Aqui, e naquele que é o bairro mais antigo e típico da cidade de Lisboa, irá sentir o verdadeiro espírito “alfacinha”, dando assim fim a um percurso que será a oportunidade perfeita de viver o verdadeiro espírito bairrista, naquele que é o verdadeiro coração da cidade.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Café “Esplanada da Graça” - Largo da Graça, 1100-266 Lisboa
Restaurante “Alfama Grill” - Rua da Regueira 26, 1100-435 Lisboa

Tofa - Pacotes de açúcar - Da Graça a Alfama
Do Rossio ao Marquês do Pombal
Meio de Transporte: A pé

A praça D. Pedro IV – também vulgarmente conhecida como “Praça do Rossio”, é uma das praças mais visitadas da cidade. Renascida dos escombros do terramoto de 1755, é também conhecida pela Estação do Rossio: uma estação ferroviária central e histórica de Lisboa que é uma autêntica obra de arte e de arquitetura manuelina, bem como pelo Teatro Nacional D.Maria II, construído no século XIX e que ainda hoje é dos mais importantes palcos que da cidade para as artes cénicas.

Dê início a caminhada pela Avenida da Liberdade com destino ao Marquês do Pombal. Este espaço, que anualmente conta também com as conhecidas Marchas Populares dos vários bairros da cidade, conta na sua extensão com inúmeros espaços de interesse, não só do ponto de vista arquitetónico e cultural (como é o caso do Parque Mayer e dos seus teatros de revista), do Cinema São Jorge (e da sua oferta vasta de festivais de Cinema), da própria Cinemateca (a casa do cinema onde passam inúmeros clássicos), passando inevitavelmente pelas mais exclusivas lojas de marcas de renome mundial.

O percurso culmina no Marquês do Pombal - um dos pontos de acesso centrais da cidade -, enquadrado por um dos parques com vista mais privilegiada e sobrelevada sobre a cidade: O Parque Eduardo VII. Um local de recreio que anualmente alberga feiras e festivais musicais, e no qual se situa também a Estufa Fria: um espaço de beleza botânica singular 
que tem na sua posse inúmeras espécies de plantas de diferentes habitats, e que juntamente com as restantes coisas, fazem deste o local perfeito para terminar o seu percurso.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Leitaria “A Baiana” - 61, Avenida da Liberdade 59, Lisboa
Pastelaria “Pomarense” - Avenida da Liberdade 117, 1250-096 Lisboa
Restaurante “Marisqueira Santa Marta” - Travessa do Enviado de Inglaterra, 1150-139 Lisboa
Restaurante “Chú-Chú” - Rua de Santa Marta N 31 D E, 1150-292 Lisboa
Pastelaria “Sabiá” - Rua Alexandre Herculano 11B, 1150-140 Lisboa

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Rossio ao Marquês do Pombal
Do Camões ao Príncipe Real
Meio de Transporte: A pé

Largo de Camões: espaço que liga várias zonas centrais do epicentro histórico da cidade de Lisboa. Do Chiado, à Calçada do Combro, passando pelo Bairro Alto, até ao Caís do Sodré: tudo culmina neste ponto particular. Esta razão faz com que este seja um ponto ideal para dar início a este caminho.

“A subir todos os Santos ajudam!”, e isto não poderia ser mais apropriado. O começo deste percurso é enquadrado por duas belas Igrejas do séc. XVIII: a Igreja da Nossa Senhora do Loreto e a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Subindo a Rua de São Pedro de Alcântara irá encontrar à sua esquerda o Bairro Alto: zona de excelência para diversão noturna bem como para restauração para todos os apetites, para comércio local alternativo e também para algumas galerias de arte. Pela direita, não deixe que o Carmo e a Trindade caiam: ao em vez disso, aproveite para ver o Teatro da Trindade – edifício particularmente bonito à noite com iluminação arroxeada pouco usual -, e na sua imediação o largo da trindade e o Convento do Carmo – ruínas parciais que sobreviveram ao terramoto de 1755 e que hoje albergam espetáculos e um espaço de museu -.

Desfrute da vista singular do Miradouro de São Pedro de Alcântara no trajeto até ao Príncipe Real. Este miradouro de dois níveis tem também um quiosque, bem como alguma animação de rua pelo que vale a pena a paragem. Continuando, irá eventualmente chegar ao Jardim do Príncipe Real: espaço de paragem obrigatório onde existem dois simpáticos quiosques e uma bela árvore com bancos de jardim que lhe irão proporcionar um belo e merecido momento de paragem e descanso enquanto ponto final deste trajeto!

Apetece-lhe um “TOFA”?

Restaurante “O Trevo” - Praça Luís de Camões 48, 1200-283 Lisboa
Restaurante “Alfaia” – Travessa da Queimada, 1200-365 Lisboa
Restaurante “Bota Alta” – Travessa da Queimada 37, 1200-364 Lisboa
Café “Quiosque do Príncipe Real” - Praça do Príncipe Real, 1250-301 Lisboa

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Camões ao Príncipe Real
Do Mercado dos Lavradores à Igreja de Nossa Senhora do Monte
Meios de Transporte: Teleférico e a pé

O Funchal é a capital do arquipélago da Madeira, uma maravilhosa cidade com muito por descobrir.
Comece o seu passeio com uma visita ao Mercado dos Lavradores, local de grande oferta tanto de frutas e flores mais para o exótico –não estivéssemos nós numa ilha de clima mais tropical –. Este é um espaço repleto de vida e que vale a pena explorar e apreciar em detalhe, e onde irá ter a oportunidade de apreciar a verdadeira cultura madeirense: as pessoas, os trajes, e os jeitos.

Do mercado, continue até ao teleférico que liga o Funchal ao Monte. Esta é uma das experiências imperdíveis da Madeira, já que o irá levar até ao conhecido Jardim Tropical do Monte Palace, bem no topo de uma bonita colina que conta com vistas deslumbrantes sobre a baía do Funchal. Este espaço tem uma área de 70.000 m2 e alberga uma abundante variedade de plantas exóticas oriundas de diferentes continentes. É de notar que paralelamente ao jardim, poderá ainda optar por visitar o espaço do museu.

Depois das energias renovadas neste jardim, e seguindo o seu percurso, irá encontrar a poucos metros um espaço eclesiástico: a Igreja de Nossa Senhora do Monte, um local de importância religiosa singular e que é tida como o local de peregrinação mais importante da Madeira. Para dar fim ao seu passeio, viaje nos carros de cesta da Madeira, a forma mais radical de descer as ladeiras do Monte.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Restaurante “Almirante” - Largo Poço ½, Funchal, 9060-241 Funchal, Ilha da Madeira
Pastelaria “Grão de Farinha do Til” - Rua Cidade Do Cabo, Lt. 4/R /C, Fracção Ao, Funchal, Ilha Da Madeira
Minimercado “Super Livramento Amanhecer” - Estrada do Livramento 86, 9050-231 Funchal, Ilha da Madeira

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Mercado dos Lavradores à Igreja de Nossa Senhora do Monte
Do Parque de Santa Catarina ao Cabo Girão
Meios de transporte: Automóvel ou transporte público

Este é um percurso que se foca na beleza natural que a ilha do Funchal tem para dar a conhecer, neste percurso que o irá fazer levar pelo lado costeiro da Ilha. O ponto de partida é o Parque de Santa Catarina: um belo espaço natural, com uma fauna e flora muito diversificada e rica, oriunda de várias partes do globo.

Pelo caminho, irá encontrar vários pontos de interesse, como é o caso do Jardim Panorâmico, que possuí vistas marítimas sem igual, espalhado por vários patamares de vários níveis com uma rica diversidade natural (de entre as quais se destacam os catos e outras espécies não autóctones).

Aproveite para ir dar um banho numa das três praias existentes no complexo da Freguesia de São Martinho: a praia da Formosa, a praia Nova e a praia dos Namorados: praias únicas que se fazem distinguir pela sua areia preta e são uma visita a não perder.

Passe pelo Miradouro do Salão Ideal Farol de Câmara de Lobos – um bonito edifício – mas sem ficar a ver navios. Continue o seu passeio parando também na praia do Vigário – praias são recorrentes, não estivéssemos nós numa zona costeira -. Pelo caminho até ao destino final do percurso poderá também ver o Estádio da Câmara de Lobos e talvez até consiga apanhar umas bolas em jogo!

Por fim, irá chegar ao destino final e pérola particular da Ilha do Funchal: o Miradouro do Cabo Girão, que se situa no promontório mais alto de toda a Europa – a 580m de altitude -. Este ponto oferece uma vista sobre vários dos pontos de interesse no além-mar, e é também um local de eleição para desportos de adrenalina como o base-jumping e o parapente. Outro ponto de especial interesse é a plataforma suspensa de vidro que torna esta numa experiência única e sem igual.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Hotel “Belmond Reid’s Palace” - Estrada Monumental 139, 9000-098 Funchal
Mercearia do Avô – Estrada Monumental 248, 9000-100 Funchal, Portugal
Bar “Virtu’s Bar” - Golden Star, 21 Loja LH, R. do Vale da Ajuda Edif. 21, 9000-116 Funchal
Snack-Bar “Vaquinha do Calhau” - Rua Nossa Sra. da Conceição 2, 9300-089 Câmara de Lobos

Tofa - Pacotes de açúcar - Do Parque de Santa Catarina ao Cabo Girão
Das Portas da Cidade ao Miradouro da Fonte Grande
Meio de Transporte: De automóvel

As Portas da Cidade são o ponto de partida deste percurso automóvel, e são um marco de grande importância simbólica para a cidade. As atuais são uma reconstrução das originais datadas de 1783, e que hoje demarcam – simbolicamente também -, a antiga linha de defesa de Ponta Delgada.

Siga o trajeto pela linha costeira e desfrute da oportunidade para se deixar perder numa beleza única que só uma ilha formada no meio do Atlântico pode oferecer, não perdendo a chance para fazer alguns desvios e paragens e aproveitar as bonitas praias, como a das Milícias, ou outros pontos de interesse cultural como o Observatório Vulcanológico ou a zona da Lagoa – onde se encontra também o convento dos Franciscanos –.

Continuando até a Caloura, pare no Miradouro do Pisão – em Ribeira Chã -: um dos miradouros mais belos da Ilha de São Miguel, e retome viagem rumo a Ribeira Seca, local onde irá poder encontrar várias atividades de interesse turístico, tais como as Estufas Açoreanas, uma das casas do fruto-rei local (o ananás dos Açores), o Arquipélago, Centro de Artes e de produção cultural de elevado interesse com diversificada oferta.

No caminho rumo a Santo António, e continuando pela estrada regional, como sempre, é de salientar as praias – de por entre as quais, algumas secretas – e que justificam (sem surpresas) algumas paragens ao longo da linha costeira: a Praia do Areal de Santa Bárbara, os Poços das Calhetas (Calhau da Furna) ou até mesmo as Piscinas Naturais de Santo António – para dar um refrescante mergulho no Atlântico.

E desta forma, dá-se o último troço deste trajeto, terminando num ponto especial: o Miradouro da Fonte Grande. Este é o local perfeito para um final em grande: uma generosa parte relvada, rodeada de natureza, e um enquadramento para a costa Norte da ilha, repleto de mesas que pedem um piquenique para desfrutar do final de um dia bem passado.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Café Clipper - Rua Machado dos Santos 28, 9500-049 Ponta Delgada
Restaurante “Mariserra” - Rua Praia dos Santos 61, 9500-706 Ponta Delgada
Bar “Bar da Caloura” - Porto da Caloura, 9560-211 Água de Pau
Pastelaria “A Merenda” – Rua Nossa Sra. da Conceição 120, 9600-568 Ribeira Grande
Snack-Bar “4 Plátanos” - Estrada regional 39A, 9545-410 Santo António

Tofa - Pacotes de açúcar - Das Portas da Cidade ao Miradouro da Fonte Grande
De Tavira à Ria Formosa
Meio de Transporte: De automóvel e a pé

O Verão pede Algarve, e o Algarve é mais do que só incontáveis e maravilhosas praias portuguesas. Por isso é que este é um percurso feito com o propósito de explorar outras facetas desta inconfundível e bem conhecida parte de Portugal.

É nas imediações do rio Gilão, em Tavira, que irá dar início a esta rota. Aqui encontrará uma espécie de “polo” cultural, composto pelo: Museu Municipal de Tavira, a Casa das Artes, a Casa da Fotografia Andrade, a Igreja da Misericórdia e o Castelo de Tavira, numa oportunidade única para ficar a melhor conhecer a cultura local.

Por entre os pontos de paragem e desvios quase que obrigatórios por algumas das várias zonas de recriação balnear é de referir a Praia do Barril, que lhe dá acesso a um simpático passeio de comboio por entre as dunas que escondem um banho de mar refrescante.

De volta à estrada, e seguindo em direção a Olhão, para no Parque Natural da Ria Formosa, com uma variedade considerável de paisagens naturais que ao longo de 60 km de extensão possibilitam fazer quer praia, como observação de aves, tours de barco ou de kayak ou até a simples contemplação.

Seguindo em direção à praia da Ria Formosa, faça paragem pelo centro histórico da cidade de Faro, com a sua arquitetura de traça antiga e várias e interessantes igrejas e alguns museus como o Museu Regional do Algarve ou o Museu Municipal de Faro e quem sabe dar um pulo de barco até a ilha do Farol para uma escapadela mais intimista para o mar.

Já se está a aproximar do troço final deste percurso. Faça um pouco de caminhada no Ludo Hiking Trail, por entre interessantes paisagens naturais e termine o dia, saltando por entre algumas praias da Península do Ancão, como a Praia de Faro Oeste ou a da Barrinha, e desfrutando de um resto de dia da forma mais relaxante: por entre areia, sol e mar.

Apetece-lhe um “TOFA”?

Restaurante “Tapas e Lendas” - Rua Dr. Manuel Arriaga 18, 8700-493 Olhão
Café “Centauro” – Rua Damaso da Encarnação 55, 8700-000 Olhão
Pastelaria “Trem Mágico” – Rua Calouste Gulbenkian Porta S, 8700-372 Olhão
Restaurante “Vista Formosa” – Pinheiros de Marim 203 A, 8700-225 Olhão

Tofa - Pacotes de açúcar - De Tavira à Ria Formosa