DA ÁRVORE À CHÁVENA
ARBUSTO/ÁRVORE
É no cafeeiro que as bagas de café se desenvolvem e crescem até ficarem vermelhas e lustrosas. Dependendo do tipo de grão, o seu amadurecimento pode levar 6 a 8 meses (arábica) e 9 a 11 meses (robusta).
Colheita
A primeira condição essencial para quem trabalha com cafeeiros é saber esperar. Afinal, na maioria das vezes só há uma colheita por ano. Contudo, países como a Colômbia e o Quénia, em que as estações secas e pluviosas não são bem definidas, podem permitir duas florações anuais e, consequentemente, duas colheitas por ano.
Processamento
Após a colheita do café, realiza-se o seu processamento. Este pode ser feito por duas vias: a via seca e a via húmida. A diferença de processamento indica o seu grau de ‘naturalidade’. a maioria dos cafés robusta e alguns arábica, como o Brasil, utilizam a via seca. Por sua vez, a maioria dos cafés arábica e, mais recentemente, alguns robustas, são processados por via húmida e habitualmente chamados ‘lavados’.
Benefício do café
Entende-se por benefício o conjunto de operações que vão desde o descasque até à obtenção do café comercial, com o objetivo de aumentar a sua qualidade. As principais operações são a limpeza, polimento, calibragem e catação.
Torrefação
A torrefação é uma arte. Da qualidade deste processo - o calor desencadeia reações químicas que provocam grandes transformações nos grãos de café - dependem o sabor e aroma tão apreciados num bom café.
Moagem
Os grãos verdes podem durar vários anos, mas depois de torrados só mantêm o sabor durante algumas semanas. Por outro lado, depois de moído a vida útil do café reduz-se a alguns dias. Assim, para saborear ao máximo o café, o ideal é que a moagem seja feita imediatamente antes da preparação.
Chávena
Qualquer pessoa consegue fazer um café, mas muito poucos sabem como fazer um bom café.
Conheça alguns segredos que farão toda a diferença.

Sugestões:


Aqueça a chávena
Doseie a gosto
Sirva de imediato
Use água mineral sem gás
Não deixe o café ferver
Feche bem a embalagem e conserve no frigorífico