A SICAL® nasce no Porto
A 25 de Abril, Vicente Peres, um homem que não gostava de beber café sozinho e que estava sempre atento às necessidades dos consumidores, fez nascer a SICAL® – Sociedade Importadora de Cafés, Lda.
Com menos de dez funcionários e sem instalações fabris próprias, mas com grande ambição e vontade, SICAL® inicia, assim, no Porto, a sua atividade como importadora de cafés puros torrados. SICAL® torna-se autónoma.
O sucesso começa a exigir novas respostas. O crescimento e expansão da empresa acabam por impor a construção de torrefação própria.
SICAL® é a primeira marca portuguesa de cafés a fazer publicidade.
Começa a ganhar força a assinatura que ficou na memória coletiva durante décadas: “O tal do gostinho especial.”
Chega à televisão e às salas de cinema lado-a-lado com grandes personalidades, como António Silva, Vasco Santana e Olavo D´Eça Leal. Na era do filme a preto e branco, o genuíno humor popular, uma comunicação eficaz e um produto de qualidade, são os ingredientes que iniciam uma nova fase na publicidade portuguesa da época. SICAL® assume o pioneirismo e contribui para a evolução do filme publicitário.
Abertura da unidade fabril em Matosinhos, a fábrica da Senhora da Hora.
Pacotes de celofane – processo de embalagem do grão até então inédito no nosso país, reforçando a imagem de pioneirismo da SICAL®.
Nasce uma delegação da SICAL® em Lisboa
No filme publicitário, personalidades de várias áreas e artes mostram a sua destreza no seu próprio meio. Pilotos na pista, atletas no estádio e campinos na lezíria, provam que a especialização numa área é o que faz deles os melhores. Tal como acontece com o café SICAL®.
O crescimento da empresa e a intensificação da atividade comercial levam à abertura de uma delegação na Rua da Alfândega, em Lisboa, com oito funcionários.
"Cada terra com seu uso, todos com SICAL®."
Conceito comunicado em filme de animação com caracterização popular de várias regiões do país. Primeira campanha publicitária portuguesa no setor dos cafés a ser premiada em festivais internacionais – Medalha de prata do Festival Internacional Publicitário de Nova Iorque.
Angola, então colónia de Portugal, torna-se um dos maiores produtores de café do mundo – e o maior na variedade robusta – o que representa para a metrópole, e para SICAL® em particular, uma posição privilegiada no panorama internacional.
Um ano difícil, mas superado com sucesso
SICAL® ultrapassa uma crise de fogo. Com as fortes e cíclicas geadas brasileiras e a independência de Angola, a tonelada do café atinge valores astronómicos. Apesar da inflação e a crise mundial no mercado do café, a SICAL® supera as adversidades.
SICAL® surpreende com novas embalagens
Campanha de lançamento de novas embalagens, com filme do Grande Prémio de Fórmula 1 do Estoril.
Lançamento de novas embalagens com válvula de controlo de aroma, elemento importante para a garantia da frescura e qualidade do produto.
SICAL® constrói uma nova fábrica
Construção de uma nova fábrica com a mais recente tecnologia e condições de higiene ímpares. SICAL® dá um importante passo rumo ao futuro. É o início de uma nova era do café português.
SICAL® é adquirida pela Nestlé
A sua grande experiência, bem como a sua ligação aos ex-“territórios ultramarinos”, aliada à visão mais alargada no mercado mundial de café da Nestlé, traduz-se numa parceria enriquecedora.
Utiliza-se, pela primeira vez, a assinatura "As origens do café"
Evolução no conceito de comunicação da marca. No lançamento de novos lotes utiliza-se pela primeira vez “As origens do café” como substituição de “O tal do gostinho especial”.
“Saborear um café é partilhar por momentos a tradição mais autêntica das origens do café. Café SICAL®... o tal.”.
Ilustrada por um spot em que uma jovem esbelta baiana, simbolizando o café SICAL®, evolui ao ritmo do samba num movimento que dá lugar a uma mulher sofisticada e atual.
Cria-se o elo entre as origens do café e os grandes centros urbanos do seu consumo.
Lançamento do Descafeinado, proporcionando os prazeres do café mesmo aos consumidores que têm de se privar de cafeína. Descafeinado através de um processo 100% natural, apenas é utilizada água para separar a cafeína do grão, sem prejuízo da sua qualidade.
A gama SICAL® aumenta
A comunicação SICAL® passa a refletir o imaginário de Aventuras, Evasão, Autenticidade e Proximidade com a Natureza e apoia-se na iconografia étnica e tribal de cada uma das regiões de plantação do café. A icónica Baiana liga a marca a uma das origens mais conhecidas no mercado português, o Brasil.
A gama SICAL® aumenta. Ao tradicional Lote 5 Estrelas juntam-se os Lotes Kenya e Vera Cruz, reforçando assim o conceito de “origens” e os valores de exotismo e de especialista em cafés.
Sob o tema Rejuvenescer aos 50, SICAL® comemora meio século de existência.
As “bodas de ouro” são assinaladas com a renovação e diferenciação da sua imagem, onde é acentuado o carácter de tradição e genuinidade, tanto na produção de cafés, como na comunicação publicitária. As comemorações, com inúmeras ações, duram todo o ano, contagiando os colaboradores e consumidores com o espírito de celebração.
A qualidade dos cafés SICAL® é, mais uma vez, reconhecida
A fábrica no Porto detém a Certificação de Qualidade no âmbito da norma ISO 9002, o que vem confirmar os elevados padrões de qualidade a que a SICAL® tem habituado os seus consumidores.
É lançado um novo logótipo
SICAL® reforça as “origens” nas embalagens e na comunicação.
Remodelação da imagem das embalagens de toda a gama SICAL®.
Novo logótipo, maior destaque à Baiana e reforço do posicionamento “origens” de cada lote, através da utilização de mapas e ícones tribais de cada território.
Lançamento do Lote 5 Estrelas em Unidoses (7g de café)
Cada saqueta contém a dosagem correcta e a moagem adequada para a fácil preparação de um café expresso em casa e está fechada hermeticamente para conservar a frescura e o aroma do café.
"As origens do café" são reforçadas
SICAL® é a primeira marca de café em Portugal a segmentar e comunicar a sua gama de produtos pela origem do café (África, América, Ásia/Oceânia) e também pelas características organoléticas (sabor, aroma) – o intenso Lote Kenya, o suave Lote Vera Cruz, o clássico Lote 5 estrelas e agora também o aromático Lote Papua-Nova Guiné.
Reforço do conceito “As origens do café” com a campanha de lançamento do Lote Papua Nova Guiné, remetendo o consumidor para o cenário paisagístico e cultural dos países das origens do café.
A gama é complementada com o lançamento do Lote Papua Nova Guiné, que vem adicionar um lote de cafés provenientes da Ásia/Oceânia aos já existentes blends de África (Lote Kenya) e das Américas (Lote Vera Cruz).
O Lote Papua Nova Guiné, o mais aromático da SICAL®, reúne os cafés desta origem tão genuína, entre o Índico e o Pacífico, onde o café continua a ser cultivado segundo métodos tradicionais.
"Mais que um lote, uma cultura"
Nova assinatura da campanha comunica características distintas de cada lote, remetendo para o exotismo das suas origens. De uma forma sofisticada e inovadora cada lote fala da sua origem, ilustrada através de modelos que representam os diferentes lotes de café, sublinhando as suas características através do ambiente e dos adereços recriados na campanha.
Um Lote Sublime para os fãs de café
Nasce o Lote Sublime, o topo de gama da SICAL® da Cafetaria Profissional.
O consumidor teve parte ativa no desenvolvimento criterioso deste lote. O Lote Sublime satisfaz simultaneamente o consumidor SICAL® tradicional e aquele que exige a evolução do perfil do seu café favorito.
60 anos SICAL®
Tempo de voltar a inovar. Lançamento de uma nova embalagem no formato 250g, mais prática, fácil e cómoda.
“Agora o fecho também é 5 estrelas”
A campanha é lançada na TV, na imprensa e na rua, com outdoors com esta assinatura.
Novo sistema de fecho, muito prático e útil, que permite conservar todas as qualidades do café. Embora o perfil do café português esteja marcado por anos de importação de Robustas, assiste-se ao desenvolvimento de lotes com uma percentagem cada vez maior de Arábicas, que originam um café mais aromático e de paladar mais suave.
"SICAL®. Paixão pelas Origens"
Nasce o novo conceito de comunicação SICAL®. As origens do café são o reforço e expressão dos valores de exotismo, tradição e genuinidade. A imagem de um aroma e sabor únicos dos quais SICAL® sempre se orgulhou.
"SICAL®. O café está na origem."
A nova assinatura revela o reposicionamento estratégico.
O café, que tem a sua origem em diversos países do mundo, também está na origem de muito do que é importante na vida das pessoas.
O café ganha mais cheirinho com o aroma a sair da chávena, a tradicional baiana ganha mais graça e toda a comunicação se torna mais emocional.
A nova campanha SICAL® chega às ruas, aos quiosques, ao café do bairro, aos jornais, à TV e às redes sociais. SICAL® está próxima dos seus consumidores e está na origem de muita interação e cumplicidade.
Lançamento da nova embalagem, mais moderna, simples e coerente com toda a gama; lançamento do filme publicitário “Beijo” e redesign do site.
SICAL® reforça distinção entre as Origens
SICAL® renova a sua imagem nas embalagens de lar. Uma imagem mais jovem, que reforça a distinção entre as Origens. Foi introduzida a escala de intensidade de 0 a 10 para facilitar a escolha do consumidor, melhorando a sua experiência.
SICAL® apresenta novo site
A SICAL® redesenha todo o seu site, que passa a apresentar um look and feel que “respira” viagens.
Assente na assinatura “SICAL® – O café está na origem”, o novo site convida os amantes do café a conhecerem melhor a marca e a embarcarem numa viagem pelos países produtores de café, numa jornada repleta de cores, cheiros, sabores e texturas.
O novo site foi desenhado para ser responsivo, de forma a poder ser visto em qualquer dispositivo móvel.