O caminho para a obtenção de matérias-primas provenientes de origem responsável tem sido gradual e contínuo, sendo um compromisso alicerçado em esforços conjuntos de todas as partes envolvidas.
Obter café de origem responsável significa conhecer em detalhe os grupos de agricultores que fornecem o café verde, tendo a garantia de certificação prestada por organizações independentes num determinado conjunto de aspetos sociais, ambientais, económicos, de saúde e/ou segurança.
No caso concreto da Nestlé em Portugal, atualmente, na torra de café realizada na fábrica do Porto apenas é utilizado café 100% de origem responsável.
A Nestlé tem ativas parcerias com diferentes associações que definem e validam os critérios que asseguram a sua classificação enquanto café proveniente de origem responsável. Para obter esta classificação é necessário garantir condições que assentam em dimensões económicas, sociais e ambientais - que protegem não só o planeta e o ambiente, mas também as comunidades de produtores de café.
Todos estes critérios são reconhecidos por entidades externas e validados por organizações independentes, como a 4C Services e/ou a Rainforest Alliance, que trabalham em conjunto com auditores locais credenciados para avaliar as práticas de acordo com as normas estabelecidas.
Os critérios 4C – Associação do Código Comum para a Comunidade do Café – asseguram que o cultivo de café não contribui para a desflorestação e perda de biodiversidade; que são utilizadas boas práticas de agricultura e proteção do solo, água e ar durante a produção de café; que os direitos humanos e de trabalho são respeitados; e que os agricultores possuem formação adequada.
Além destes aspetos estamos também a trabalhar no sentido de assegurar que até 2030, 50% do café seja proveniente de Agricultura Regenerativa.
Os produtos abaixo da marca BUONDI utilizam 100% dos cafés de origem responsável (certificada).