O caminho para a obtenção de matérias-primas provenientes de origem responsável tem sido gradual e contínuo, sendo um compromisso alicerçado em esforços conjuntos de todas as partes envolvidas.
Obter café de origem responsável significa conhecer em detalhe os grupos de agricultores que fornecem o café verde, tendo a garantia de certificação prestada por organizações independentes num determinado conjunto de aspetos sociais, ambientais, económicos, de saúde e/ou segurança.
No caso concreto da Nestlé em Portugal, atualmente, na torra de café realizada na fábrica do Porto é utilizado café de origem responsável.
A Nestlé tem ativas parcerias com diferentes associações que definem e validam os critérios que asseguram a sua classificação enquanto café proveniente de origem responsável. Para obter esta classificação é necessário garantir condições que assentam em dimensões económicas, sociais e ambientais - que protegem não só o planeta e o ambiente, mas também as comunidades de produtores de café.
Todos estes critérios são reconhecidos por entidades externas e validados por organizações independentes, como a 4C Services e/ou a Rainforest Alliance, que trabalham em conjunto com auditores locais credenciados para avaliar as práticas de acordo com as normas estabelecidas.
Os critérios 4C – Associação do Código Comum para a Comunidade do Café – asseguram que o cultivo de café não contribui para a desflorestação e perda de biodiversidade; que são utilizadas boas práticas de agricultura e proteção do solo, água e ar durante a produção de café; que os direitos humanos e de trabalho são respeitados; e que os agricultores possuem formação adequada.
Gerar impacto através de Ações
Estamos comprometidos em apoiar os agricultores no cultivo de café que cumpre os padrões de sustentabilidade.
Algumas das nossas principais iniciativas incluem:
- O Programa Global de Reflorestação da Nestlé plantou mais de três milhões de árvores dentro da nossa cadeia de valor, capturando carbono e apoiando a biodiversidade (com um total acumulado de mais de 4,5 milhões desde 2022).
- Desenvolvemos o Agrinest, uma plataforma de redes sociais que permite o contato entre agricultores e aprendizagem agrícola. Mais de 1600 agricultores no Vietname já estão a utilizar a plataforma e esse número continua a aumentar.
Além destes aspetos estamos também a trabalhar no sentido de assegurar que até 2030, 50% do café seja proveniente de Agricultura Regenerativa.
Os produtos abaixo da marca BUONDI utilizam dos cafés de origem responsável (certificada).